Diagnósticos por Imagem
Diagnósticos por imagem são exames realizados com o auxilio de equipamentos que fazem uso de tecnologia para produzir imagens internas do animal observado.
Diagnósticos por imagem não substituem a consulta ao especialista ou veterinário clínico. Ao contrário; servem para complementar a consulta clinica, auxiliando na identificação de lesões, afecções ou corpos estranhos dentro do organismo do animal.
A maior vantagem do diagnóstico por imagem é a facilidade de examinar o interior do corpo do animal sem os riscos de realizar um procedimento cirúrgico mais invasivo.
Radiografia

As radiografias são utilizadas em muitas situações médico veterinárias diferentes. No exame dos ossos (tecidos duros) elas podem diagnosticar fraturas, tumores, distúrbios de crescimento, entre outras coisas. Nos músculos, vísceras, tendões e ligamentos (tecidos moles) podem detectar de pneumonia ao câncer, passando por várias patologias e por sinais indiretos de afecções . Por outro lado, pode localizar corpos estranhos ou outros objetos que hajam penetrado no organismo. Associada a contrastes, a radiografia permite diferenciar tecidos de características bem similares, tais como os músculos e vasos sanguíneos, por exemplo, e serem empregadas em estudos como o das vias urinárias.

Vantagens: Normalmente, as radiografias não têm efeitos secundários. A radiação atualmente é baixa e não fica no organismo.
Permite uma visualização rápida dos órgãos examinados.
As radiografias são relativamente baratas quando comparadas, por exemplo, à tomografia ou à ressonância magnética.

Ultrassonografia

A ultrassonografia muito eficaz e relativamente barato de produzir em tempo real imagens em movimento das estruturas e órgãos do interior do corpo. Em virtude de ser um exame de realização muito simples, costuma ser usado para fins preventivos, diagnósticos ou como acompanhamento de tratamentos. É o método ideal para examinar gravidez, durante o acompanhamento pré-natal, permitindo diagnosticar eventuais alterações morfológicas ou funcionais do feto Entre outras grandes vantagens do exame de ultrassonografia estão a de tratar-se de um método não invasivo de produzir imagens dinâmicas seccionais ou tridimensionais sem usar radiação. As imagens geradas pelo ultrassom podem ser captadas em vídeo ou “congeladas” em fotografias. O exame de ultrassonografia é totalmente indolor e não ocasiona nenhum incômodo.

Vantagens: É um exame que em geral não exige preparo prévio ou, em alguns casos, apenas uma preparação simples, como um jejum de 6 a 8 horas e a repleção da bexiga.
É um exame não invasivo e indolor que fornece imagens dinâmicas em tempo real, sem o uso de radiações, amplamente disponível, de fácil uso e custo relativamente baixo.

Endoscopia

Endoscopia gástrica é um exame que permite ao médico visualizar diretamente ou na tela de vídeo o revestimento interno do esôfago, estômago e duodeno, bem como realizar intervenções diagnósticas e/ou terapêuticas simples.

O exame é realizado por meio de um aparelho chamado endoscópio que consta, entre outras coisas, de um delgado tubo flexível de cerca de um metro de comprimento. Ele contém na sua extremidade uma microcâmera capaz de captar imagens e é introduzido através da boca, permitindo visualizar as regiões por onde vai passando. Por esse tubo podem ser introduzidos também medicamentos e instrumentos próprios para realizar biópsias ou outros procedimentos terapêuticos.

O preparo para o exame é muito simples: consiste em um jejum de oito horas para que o tubo digestivo esteja completamente esvaziado, permitindo uma melhor visualização e minimizando o risco de aspiração do suco gástrico para o pulmão. O tubo flexível é introduzido pela boca e direcionado através do vídeo para o esôfago, estômago e duodeno, respectivamente, permitindo a visualização do interior dos mesmos. Normalmente uma certa quantidade de ar é introduzida através do tubo, de modo a facilitar a visualização. Se necessário, através do mesmo tubo podem ser realizadas pequenas intervenções diagnósticas e/ou terapêuticas, como coleta de material para biópsia, além de retirada de eventuais corpos estranhos que tenham sido engolidos pelo animal.

O exame é simples e muito rápido com o paciente submetido à ação de anestésicos. Após cada endoscopia realizada, o aparelho deve sofrer uma rigorosa esterilização, para evitar contaminações.

A endoscopia digestiva alta, apesar de ser um exame recente na Medicina Veterinária está entre os meios de diagnóstico mais fidedignos para a avaliação do trato gastrointestinal. Sua utilização tem auxiliado clínicos e cirurgiões no tratamento e diagnóstico precoce de doenças antes  pouco  diagnosticadas. Por  ser  um  método  minimamente  invasivo, os  prognósticos  de recuperação  do  paciente  são  muito favoráveis.


Todo Diagnóstico por Imagem necessita ser acompanhado de um laudo assinado por um especialista na área. Este procedimento é obrigatório e serve para que o Veterinário Clínico possa compreender os resultados clara e profundamente. Portanto, evite aceitar resultados que não incluam o laudo técnico correspondente.
A Especialista em Diagnósticos por Imagem, a Dra Camila Suiane _ CRMV..... está à disposição para ajudar a dirimir qualquer dúvida.